3 Perguntas com o Inovador: Ana Paula El Beck

Por

Innoscience

dia de de

 

ana1

1) Quais os principais desafios para inovar em uma grande empresa?

Como principais desafios temos:

– Targets financeiros – é muito desafiador pensar em produtos inovadores, de alto valor agregado e com novas tecnologias em um cenário onde eles não podem diluir a margem da marca e por outro lado devem entregar ainda mais rentabilidade;

– Priorização de projetos com o foco devido da equipe de Vendas – no meio de tantas categorias e lançamentos de uma grande empresa;

– Venda interna de uma inovação na empresa – onde todas as áreas devem acreditar e se comprometer com o projeto;

– Alinhamento com as estratégias e objetivos do negócio – algumas inovações podem ser breakthrough mas não estão alinhadas com o momento da empresa.

2) Que lições o case de belVita traz que pode ser útil para outros potenciais inovadores?

Um bom planejamento é essencial para uma inovação. Quando se fala de um novo projeto ou principalmente de uma nova marca, um bom plano 360º é muito importante para alavancar o crescimento.

Quando foi feito o roll out do lançamento em 2011, a marca não teve o devido suporte de investimento e algumas questões básicas não foram devidamente endereçadas: preço de entrada (muito alto para gerar experimentação), oferta para o consumidor (lançamento tímido com apenas 2 sabores), comunicação (muito emocional para uma nova marca em que os benefícios não estavam claros ainda).

Ao relançar a marca no final de 2012, esses pontos foram ajustados e comunicados de uma forma mais simples e direta para o consumidor.

Ao inovar, é importante ter organização para estruturar o processo da melhor forma, ter envolvimento de todo o time (de Desenvolvimento de produtos até Vendas) e um bom tracking de performance para corrigir eventuais falhas.

3) Qual o sentimento de executar um projeto com resultados tão interessantes para quem como tu se envolveu diretamente?

Posso dizer que o sentimento é de orgulho e satisfação. E não falo só por mim, mas por toda a equipe que ajudou a fazer o projeto acontecer.

Os resultados foram tão importantes para a empresa que hoje belVita é uma das marcas foco da Mondelez e uma das principais marcas do segmento de Biscoitos Saudáveis. É muito bom quando se tem a chance de aprender com os erros, refazer o plano e obter resultados expressivos.

ana21

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

SOBRE O AUTOR:

Innoscience

Innoscience

Somos uma consultoria de inovação e aportamos conhecimento, método e experiências para apoiar as empresas a lucrar com a inovação.