3m

Entrevista com Luiz Serafim

Por

Innoscience

dia de de

Algumas empresas inovam e ganham mercado. Outras, conseguem repetir as inovações e se mantém no topo. Poucas empresas inovam sistematicamente e são reconhecidas como inovadores seriais. E a 3M é uma dessas empresas. Pelo terceiro ano (2012 – 2013 – 2015) a empresa foi a vencedora do Best Innovator como a empresa mais inovadora do Brasil.

A Innoscience parabeniza a 3M, em nome de seu Diretor de Marketing Corporativo Luiz Serafim, e compartilha com nossa comunidade de inovadores uma entrevista exclusiva sobre o tema:

1) Como é para a Equipe da 3M receber o tricampeonato do prêmio Best Innovator de empresa mais inovadora do Brasil?

O sentimento é muito positivo pois comprova que o trabalho desenvolvido pelo time da 3M do Brasil é de alta performance, capaz de manter a consistência de nosso sistema de inovação e gerar resultados expressivos, mesmo dentro de um cenário difícil. A economia brasileira tem representado um desafio adicional, o ritmo da evolução tecnológica é impressionante, e mesmo os processos de inovação vêm se renovando com metodologias e muita colaboração exterma. É muito bom concluir que, após 70 anos no Brasil (em 2016), seguimos no topo da inovação nacional, mantendo nossos mecanismos atualizados e eficientes. É um resultado e tanto! E como sabemos que há muito para evoluir, a premiação só nos motiva a buscar ainda mais a excelência. E não apenas dentro da 3M, mas compartilhando nossas experiências e disseminando aprendizados entre empresários e empreendedores brasileiros para todos evoluirmos como Nação.

 2) Chegar ao topo é um enorme desafio mas quais são os principais ingredientes para se manter na liderança?

O primeiro fator é não se acomodar com o sucesso do passado. Nossa cultura de empreendedorismo é essencial para nossa inovação, mas mesmo aí temos trabalhado duro para rejuvenescê-la com o recrutamento de talentos, inovações organizacionais, atualização dos ambientes de trabalho e benchmarks sobre o que vem acontecendo fora da empresa. A estratégia de inovação é outro ingrediente especial, mantendo novos produtos e serviços como principal direcionador do crescimento, acompanhado por métricas desafiadoras. O investimento no desenvolvimento das plataformas tecnológicas é fator-chave, especialmente no caso da 3M que tem seu modelo baseado em pesquisa científica. Não à toa, neste ano a companhia lançou sua plataforma de marca “3M Ciência. Aplicada à vida”. Um outro ingrediente que estamos alavancando muito são as competências de marketing, aprofundando o entendimento sobre nossos clientes com processos de cooperação, insights e ferramentas de design. Misturando tudo isso, e tendo a certeza de que o principal ingrediente do sucesso da organização é a valorização das pessoas (dando autonomia, proporcionando oportunidades de aprendizagem contínua e crescimento profissional, reconhecendo as contribuições), vamos navegando nesta jornada permanente da inovação.

3) Mesmo num ano de crise a 3M foi novamente eleita a empresa mais inovadora do Brasil, você poderia destacar alguma iniciativa ou ação da empresa para fomentar a inovação em tempos de crise como o atual?

Neste momento, a 3M vem fortalecendo 3 diretrizes que naturalmente impactam a gestão de nossa inovação. Priorização, Produtividade e Criatividade. Estamos numa fase de concentração de prioridades, alocando recursos de inovação em tecnologias e mercados-chave para nosso futuro. Muitas transformações estruturais estão sendo conduzidas, estabelecendo processos consistentes para ampliar nossa competitividade. Há ainda uma ênfase grande em desenvolver planejamentos mais robustos e implementações mais sólidas com foco especial na fase da comercialização das inovações e na oferta de soluções aos clientes. Estamos aplicando a metodologia de design thinking em diversos mercados com ótimos resultados e também consolidamos novos modelos de negócios, fornecendo serviços em segmentos onde antes, só oferecíamos produtos. E por fim, abusamos da criatividade que vive em nosso DNA para quebrar paradigmas, transformar processos e novas formas de criar valor por meio de nossa preciosa equipe que compõe, pelo terceiro ano, a empresa mais inovadora do Brasil.

 

Luiz Serafim é Administrador de empresas (FGV-SP) e publicitário (ECA-USP), pós-graduado em marketing (FGV-SP) e com especialização em desenvolvimento do potencial humano (PUCCAMP), é Head de Marketing da 3M do Brasil, liderando as áreas de Comunicação, eBusiness, Insights e Academia de Marketing. Palestrante e professor de Gestão de Marketing e Inovação nos cursos de MBA da Fundace USP Ribeirão Preto, ESAMC/Campinas e Inova Business School. Colabora com os programas de empreendedorismo da Endeavor desde 2013. É autor do livro “O Poder da Inovação” – Como alavancar a inovação na sua empresa, lançado pela Editora Saraiva.

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

SOBRE O AUTOR:

Innoscience

Innoscience

Somos uma consultoria de inovação e aportamos conhecimento, método e experiências para apoiar as empresas a lucrar com a inovação.