telhado-bem-instalado-e-conservado-1355938566580_615x300

A inovação e o telhado

Por

Innoscience

dia de de

Tenho percebido, em contatos com gestores, a dúvida geral sobre o “melhor” momento para inovar. Em momentos de pujança ou de crise? Talvez, para responder, possa ser feita uma analogia com a necessidade de reparo em um telhado. Qual o melhor momento de reparar o telhado, em dia de sol ou durante a chuva?

Vamos considerar que o morador sabe que o telhado da casa necessita de revisões constantes, pois frequentemente apresenta problemas.  Para que possam ser evitadas goteiras que possam danificar o que está dentro da casa, ele tem duas alternativas básicas.

COM planejamento: utilizada pelos moradores mais precavidos, baseia-se na elaboração de uma estratégia para que o telhado da casa passe por revisões frequentes e receba manutenção sempre que identificado algum dano. Assim a possibilidade de que problemas ocasionados pelas chuvas e a sua preocupação são minimizados.

SEM planejamento: geralmente utilizada pelos moradores menos precavidos, baseia-se em aguardar a próxima chuva, sem manutenção preventiva do telhado, para ver se há necessidade de ser feita alguma intervenção. Neste caso as coisas podem ser bem diferentes! Telhados quebrados/com telhas desalinhadas e chuvas não avisam, pelo menos não com muita antecedência…

Mesmo os mais desavisados sabem que chuvas em telhados com problemas, normalmente, geram goteiras e, consequentemente, móveis, tapetes, pisos molhados, manchados e/ou estragados… Ou seja, além de ainda ter que ser arrumado o telhado, a parte interior da casa também necessitará de manutenção. Ainda outra questão deverá ser considerada: E se a chuva persistir por mais dias? Se a chuva persistir, ou se arruma o telhado durante a chuva ou os estragos podem ser ainda maiores.

As chuvas no telhado são como os períodos de turbulência no mercado e o investimento na manutenção do telhado semelhante ao em inovação.

Em 1962, após três crises em sete anos, John F. Kennedy, Presidente do Estados Unidos na época, em sua mensagem anual ao Congresso, utilizou seguinte frase: “The time to repair a roof is when the sun is shining.” (A hora de reparar o telhado é quando o sol está brilhando.)

A chuva está aí. O telhado da sua casa passou por manutenção preventiva ou você está precisando arrumar ele e arredando móveis?

Para inovação, é a mesma coisa. O melhor momento para investir em inovação é em tempos de pujança, mas se a crise está aí e os investimentos não foram feitos antes, esta é a hora!

Gustavo Greve é sócio-fundador da ADMi9 Consultoria em Gestão Inovativa, que atua com foco nas regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Para maiores informações, acesse: www.admi9.com.br.