Índice de inovação da Innoscience é constuído por empras consideras inovadoras.

Ações de empresas inovadoras superam o Ibovespa em novembro.

Por

Innoscience

dia de de
3i-novembro

Pelo terceiro mês consecutivo as empresas que formam o Índice de Inovação Innoscience – 3i – superaram o desempenho do índice Ibovespa. Mesmo assim, no acumulado de 12 meses o desempenho das inovadoras (-8,93%) é pior que o comparativo (+4,16%).

Se analisarmos apenas novembro, o 3i valorizou +0,46% contra apenas +0,06% do Ibovespa. Destaque positivo para as ações do Grupo Positivo (POSI3) + 26,3%, Bematech (BEMA3) +7,5% e Coelce (COCE5) +6,3%. Os piores desempenho ficaram com Randon (RAPT3 e RAPT4) – 11, 2%, ALL (ALLL3) – 8,5% e Vale (VALE 3 e VALE 5) – 7,2%.

O que é o 3i:

O Índice de Inovação Innoscience foi desenvolvido pela Innoscience – Consultoria em Gestão da Inovação – com o objetivo de acompanhar o desempenho das empresas mais inovadoras do Brasil. É constituído por uma carteira de 20 empresas que foram classificadas como as mais inovadoras do país no último ano a partir de rankings divulgados por publicações de gestão de negócios.

Como é feito o 3i:

A carteira do Índice de Inovação Innoscience foi desenvolvida a partir da identificação, em rankings de inovação, das empresas de capital aberto com ações negociadas na Bovespa.

O acompanhamento é realizado através da análise dos valores das ações das empresas, mês a mês, e da identificação do percentual de variação entre os meses. Para as empresas que possuem ações ordinárias e preferenciais, realizou-se a média entre os dois valores, e o valor médio foi utilizado para verificar a variação no período.

Para determinar o desempenho do 3i, realizou-se a média das variações percentuais das empresas em cada mês.

Atualização do 3i:

A atualização do índice de Inovação Innoscience (3i) ocorre mensalmente, a fim de buscar a valorização mensal das ações das empresas inovadoras em comparação ao Ibovespa.

As cotações das ações são extraídas do Economática, sempre na primeira semana do mês.

Atualização da carteira 3i:

A atualização da carteira do Índice de Inovação Innoscience (3i) é realizada anualmente. A partir da publicação dos novos rankings de inovação, a Innoscience realiza a análise das empresas e extrai aquelas que são de capital aberto e que possuem ações cotadas na Bovespa.

Com esta atualização, é possível observar as empresas que têm se destacado ao longo do tempo por suas práticas de inovação.

Além disso, há a possibilidade de comparar o desempenho de empresas que já apareceram no índice em relação ao ano anterior e identificar novas organizações, entrantes na carteira.

Felipe Scherer

Texto originalmente publicado no blog Inovação na Prática do Portal Exame.