Blog_01

Klabin lança programa de inovação com startups para solucionar desafios das áreas Florestal, de Embalagens e Suprimentos

Por

Innoscience

dia de de

 Klabin lançou no último dia 11 o “Desafios Klabin”, programa de inovação voltado para startups com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e fomentar soluções sustentáveis, que aprimorem processos e produtos da companhia.  A iniciativa é uma parceria entre a empresa de papel e celulose  com a Innoscience e a StartSe, e as inscrições irão até o dia 8 de julho.

A primeira onda dos Desafios Klabin é voltada, principalmente, para temas das áreas florestal, embalagem e suprimentos da companhia, englobando a criação de soluções que envolvam, por exemplo, desafios relacionados à biomassa florestal, automação industrial e logística integrada. O propósito é mapear e identificar oportunidades de melhorias de performance e eficiência operacional, além de criar conexão entre a companhia e o modelo de trabalho das startups, que priorizam a inovação e o desenvolvimento da criatividade.

O Programa, que tem previsão de ser finalizado ainda este ano, busca startups que tenham aderência aos desafios propostos pela empresa e que estejam no estágio de Produto Mínimo Viável (MVP, na sigla em inglês) desenvolvido ou validado, ou que já tenham o seu produto/serviço no mercado.

Após o período de inscrições, um comitê formado por membros das empresas organizadoras irá filtrar e selecionar as startups que devem participar do Klabin Pitch Day, evento que será realizado em agosto.

As startups escolhidas serão convidadas para uma semana de conexão com a empresa, quando acontece uma imersão com os profissionais da Klabin para detalhar as oportunidades e desenhar as propostas com modelos pilotos. Os projetos mais aderentes aos desafios serão colocados em prática e, com base nos resultados dos testes, serão definidas as startups que podem se tornar fornecedoras ou parceiras da companhia.

Blog_02

A iniciativa é mais um passo da Klabin para fortalecer a sua frente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, que busca antecipar tendências e criar tecnologias e aplicações sustentáveis. Por isso, a conexão com as startups é fundamental para amplificar esse movimento, ao possibilitar o contato com novos tipos de negócios, ainda mais flexíveis e dinâmicos, envolvendo a resolução de desafios importantes para a companhia e difundindo a cultura da inovação. Recentemente, a empresa inaugurou um moderno Centro de Tecnologia no Paraná e, este ano, adquiriu uma parte da startup israelense Melodea, pioneira na tecnologia de extração de celulose nanocristalina (CNC), produzida 100% a partir de fontes renováveis.

Fonte: Startse