3i - Imagem de destaque (02)

Metodologia Índice de Inovação Innoscience – 3i 2016

Por

Rafaela Sanzi

dia de de

O 3i foi revisado em janeiro de 2016 pela equipe de consultores da Innoscience. A revisão envolveu uma redução do tamanho da carteira e maior investigação qualitativa das empresas para sua elegibilidade. Entenda os detalhes da metodologia 3i:

Tamanho da carteira:

A carteira é composta por no mínimo 5 empresas e no máximo 10. Consideramos que este tamanho de carteira é compatível com a sugestão de especialistas em formação de carteiras de investimentos.

Critérios de elegibilidade:

A companhia deverá estar em pelo menos um dos rankings regionais, nacionais ou internacionais de empresas mais inovadoras do ano anterior: Anuário de Inovação Brasil – Valor Econômico, Best innovator – Época Negócios (nov/2015), Campeãs da Inovação – Revista AMANHÃ, Fast company, Forbes e BCG.

A companhia deve ter ações negociadas na Bovespa.

Definição das empresas constituintes da carteira 3i:

Critério de seleção: Inovação como pilar estratégico. Consultados releases, relatórios, informações para investidores, reportagens e pesquisas publicadas nos 12 meses antecedentes a definição da carteira. Crescimento dos últimos três anos do ponto de vista de margem, ROE, EBITDA.

As companhias que atenderam a todos critérios de elegibilidade acima são avaliadas pelo comitê de consultores seniores da Innoscience que definirá quais delas constituirão a carteira 3i do ano vigente. O período de vigência de uma carteira é de janeiro a dezembro. As revisões são realizadas anualmente, pelo mesmo comitê, no mês de janeiro.

Mudanças na carteira:

Nenhuma empresa pode ser adicionada à carteira no meio do período de vigência. No entanto, poderá ocorrer a saída ocasional de uma empresa da carteira devido a eventos corporativos, tais como fusões, aquisições, incorporações ou se deixarem de ser listada na Bovespa. Em fatos extraordinários, o comitê poderá se reunir para retirar alguma companhia da carteira.

Critérios de cálculo do Índice de Inovação da Innoscience – 3i:

É considerada apenas uma ação da empresa da carteira, sendo ela preferencial ou ordinária.

Indicador de variação do valor da ação: comparação do valor da ação no último dia do mês em relação ao último dia do mês anterior, corrigido pelos proventos.

As ações selecionadas têm o mesmo peso na carteira, fechando 100%.

Índice de Inovação Innoscience – 3i: é calculado pela média simples das ações da carteira 3i mensalmente.

Disclaimer

  • O Indicador de Inovação da Innoscience (3i) foi criado pela equipe de consultores da Innoscience somente com o objetivo que prover informações com relação ao tema da inovação. As informações aqui publicadas não devem ser utilizadas como instrumento de apoio, recomendação ou conselho de investimentos em ações. A Innoscience não se responsabiliza por qualquer decisão de investimento, recomendando-se a busca por aconselhamento de profissionais especializados e instituições financeiras. Os consultores da Innoscience declaram-se isentos e independentes. O objetivo do 3i é único e exclusivamente demonstrar que empresas que investem na inovação como pilar estratégico têm melhores resultados do que a média das empresas que não o fazem.