images-cms-image-000535922

O Big Bang da Inovação

Por

Rafaela Sanzi

dia de de

Qual é o ponto zero do processo de inovação? Onde tudo começa?

Diferente do que muitos imaginam, o Big Bang da inovação não é a ideia você teve no chuveiro ou enquanto estava dirigindo na ida ao trabalho. Antes de ter qualquer ideia precisamos levar em conta que um produto/serviço só será uma inovação se ele entregar VALOR para o usuário. Isso quer dizer que devem resolvem problemas REAIS e mal resolvidos das pessoas. Para descobrir esses problemas, startups tem usado método do design thinking. Trata-se de mergulhar na vida das pessoas para compreender como agem, como pensam, o que mais as incomoda. 

Como identificar oportunidades disfarçadas? São três fatores, que vão te ajudar a identificar oportunidades:

1) TÉCNICAS. As técnicas de pesquisa mais utilizadas por análises de marketing (observação, entrevista, desk research, grupo focal) também são as técnicas que usamos para descobrir oportunidades de inovação. Provavelmente você já conhece ou já ouviu falar dessas técnicas. Elas te auxiliam a coletar informações sobre o universo pesquisado. (veja também: Três técnicas de Ida a Campo)

2) ATITUDE. Para que as técnicas de pesquisa tragam achados valiosos é fundamental termos a capacidade de observar o campo em toda sua riqueza e complexidade. Que olhar devemos ter ao ir pro campo? Aquele olhar de uma criança que observa algo pela primeira vez. Que é um olhar limpo, que observa o que realmente acontece, sem crenças e pre julgamentos. É exercer empatia para compreender a forma de pensar e viver do outro. Se nós não desenvolvermos essa capacidade de observação e empatia a tendência é criarmos negócios, produtos e serviços para nós e não para um conjunto significativo de pessoas.

3) CAMPO. O terceiro fator de identificação de oportunidades é ONDE vamos aplicar as técnicas de ida a campo e  exercitar nossa capacidade de observação. Qual será o público pesquisado? Onde vamos encontrar essas pessoas? Uma escolha de campo mal feita pode por em risco toda a coleta de informações para identificação de oportunidades. Antes de partir para o campo, dedique algum tempo pensando ou buscando opinião de outras pessoas a respeito do perfil de pessoas que você gostaria de encontrar. Que idade elas tem? Onde costumam ir? Tem algum aspecto visual ou de comportamento relevante? Depois de delimitar algumas características considere pedir indicações de pessoas aos seus amigos. Conhecidos tem maior propensão a nos fazer um favor e dedicar algum tempo para responder as nossas questões. 

Se você está se perguntando ou até duvidando se seria capaz de identificar oportunidades, eu tenho uma boa notícia! Identificação de oportunidade é uma competência que pode ser medida e desenvolvida. Você pode praticar técnicas de ida campo no Curso Innovation Experience

InnoEx_Face_01