livros-inovação

Os must reads da inovação

Por

Innoscience

dia de de

Queridos inovadores,

Atualmente, existem muitas referências bibliográficas relacionadas à Inovação. Desta maneira, tenho a impressão de que grande parte dos autores “recriam” mais do mesmo, só que com outros nomes. Nesse mundo de muitos livros sobre o tema, há alguns títulos que para mim são referência e compartilho meus TOP 6 no momento:

Dna do Inovador – Dominando As 5 Habilidades Dos Inovadores de Ruptura (Clayton M. Christensen, Hal Gregersen, Jeff Dyer): O livro apresenta o passo a passo de como desenvolver as cinco habilidades necessárias para se tornar um inovador de ruptura.

The Innovator’s Prescription: A Disruptive Solution for Health Care (Jerome H. Grossman, Clayton M. Christensen, Jason Hwang): O autor aplica os princípios da Inovação de ruptura no setor de saúde dos Estados Unidos

101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization (Vijay Kumar): Um livro que apresenta várias ferramentas relacionadas à criação de novos produtos, serviços e experiência

The Ten Faces of Innovation: IDEO’s Strategies for Defeating the Devil’s Advocate and Driving Creativity Throughout Your Organization (Tom Kelley): O autor revela as estratégias da IDEO, uma das mais famosas empresas de Design e Inovação do mundo e como disseminar o pensamento inovador pela empresa.

Re-Imagine! Business Excellence in a Disruptive Age (Tom Peters): Um livro no estilo guia, cheio de ícones que ajudam o leitor a entender como o atual mundo dos negócios funciona. É uma chamada para este novo mundo para educadores, empresários e para sociedade no geral.

The Innovator’s Method: Bringing the Lean Start-up into Your Organization (Nathan Furr, Jeff Dyer, Clayton M. Christensen): Um conjunto de ferramentas que emergem do Lean start-up, Design Thinking e o desenvolvimento rápido de softwares que estão revolucionando a forma como novas idéias são criadas, refinadas e trazidas para o mercado.

livros

Estes livros são uma boa opção para quem quer entender mais sobre inovação e até mesmo se tornar um profissional de inovação pois abordam diferentes métodos utilizados nos processos de inovação de empresas tais como Design Thinking, Business Model Canvas, ferramentas de Lean Startup e World Café. Acima da leitura dos livros é preciso saber executar todos esses métodos, trabalhar com inovação significa ter resiliência diante dos desafios que aparecem no processo de Inovação dentro das empresas. Por isso, leia, resuma, compartilhe com seus amigos e pratique, pratique e pratique.

Carolina Rossi Wosiack