Artigos


Porque, como e onde inovar?

Por

Innoscience

dia de de

O ambiente de atuac?a?o das empresas tem sido caracterizado por complexidade, competitividade e incertezas crescentes. Mudanc?as de ordem macro-econo?mica, regulato?ria, competitiva e mercadolo?gica criam continuamente uma nova realidade. O po?s-crise ressalta feno?menos como a formac?a?o de novos mercados, surgimento de novos concorrentes e converge?ncia entre setores. Tambe?m merece destaque a instabilidade poli?tica no Oriente, as pandemias, os avanc?os com a Internet e a consolidac?a?o da conscie?ncia ambiental.

O impacto decorrente do relacionamento desses fatores e? amplificado, ja? que as empresas operam em um mundo em rede, onde a intensidade extrema de conexo?es entre os diversos agentes afeta sensivelmente a estabilidade do ambiente.

Esse cena?rio hipercompetitivo pode ser ilustrado com a ana?lise de uma breve evoluc?a?o do tempo de permane?ncia das empresas no i?ndice Standard & Poor’s (S&P) das maiores empresas dos Estados Unidos. Criado em 1920 – o i?ndice S&P – ainda em sua formac?a?o original com apenas 90 empresas, apresentava 65 anos de tempo me?dio de permane?ncia das organizac?o?es que o compunham. Ja? em 1998, a me?dia de permane?ncia no expandido S&P 500 havia cai?do para 10 anos. Se a histo?ria for um guia, nos pro?ximos 25 anos, somente um terc?o, das atuais 500 empresas, fara? parte do i?ndice. Torna-se cada vez mais difi?cil gerar e sustentar vantagem perante os concorrentes em intervalos maiores do que cinco anos, conforme pesquisa recente sobre o tema. Na?o gerando e mantendo vantagem fica impossi?vel obter desempenho superior.

 

CONTINUE A LEITURA BAIXANDO O PDF DESTE ARTIGO

Preencha os campos abaixo para fazer o download gratuito deste artigo.

Nome:
Nos diga seu nome

E-mail:
Digite seu email

 Desejo receber artigos exclusivos sobre inovação e ferramentas para inovar através da newsletter da Innoscience.

Nós odiamos SPAM e nunca compartilharemos
suas informações com terceiros.

 

http://www.innoscience.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Porquecomoeondeinovar1.pdf

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

SOBRE O AUTOR:

Innoscience

Innoscience

Somos uma consultoria de inovação e aportamos conhecimento, método e experiências para apoiar as empresas a lucrar com a inovação.