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Programa de ideias

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Quando se fala de programa de ideias, muitas organizações têm percebido a dificuldade de encontrar resultados que tragam benefícios significativos. Ter uma companha que realmente funcione e se mantenha ativa e constante é um desafio. Pensando neste desafio elenco algumas dicas de como estruturar e/ou aprimorar um programa de ideias.
Saber o que QUER RECEBER
Parece óbvio, mas não é. Muitas empresas não sabem quais os tipos de ideias realmente desejam receber dos seus colaboradores. Saber quais ideias quer que os colaboradores contribuam.
Um plano de ideias aberto, sem foco, sem direção, normalmente tende a trazer apenas contribuições pouco significativas para a organização. Determine o tipo de ideia que deseja receber: Um novo produto? Um novo processo?
Estimule os colaboradores a resolverem um problema interno da produção em um determinado tempo, isto pode ser um bom exemplo de como encontrar novas oportunidades e apoio de todos para as soluções dos problemas. Saber que tipo de ideias deseja receber é o primeiro passo para a construção de um bom programa de ideias.
Cadastramento SIMPLIFICADO
Para que todos possam participar é importantíssimo que o cadastro da ideia seja simples. Formulários extremamente longos com detalhamento de custos, projeções de ganhos são um convite a não participação do colaborador.
Simplifique ao máximo o formulário, deixe para uma etapa posterior a construção do “onde”, “quando”, “como”, entre outros. Utilize meios para chegar ao seu público alvo com formulários impressos e/ou on-line, pois quanto mais fácil for o acesso, maior a participação. Importante que defina qual o grupo que deve responder aumentando as chances de sucesso.
FEEDBACK
Todos os participantes devem receber feedback claro e rápido sobre as ideias fornecidas. Este retorno estimula a novas participações e ao aprimoramento das ideias geradas, além de tornar o programa de ideias mais aberto e transparente.
RECOMPENSA e/ou RECONHECIMENTO
Todo programa de ideias necessita de recompensa e/ou reconhecimento para os participantes com as sugestões julgadas como melhores. Várias práticas podem ser adotadas como bônus financeiro, prêmio em viagens, entre outros.
Um exemplo de ferramenta pode ser a matriz de incentivos a inovação, desenvolvida pela Innoscience, na qual auxilia na configuração da política de incentivos.
COMUNICAÇÃO
A divulgação da campanha de ideias é fundamental para dar consistência ao programa. Deve-se utilizar de murais, internet, e-mail, intranet, reuniões, palestras, enfim, utilizar-se de vários mecanismos para a divulgação.
Uma outra regra importante é não realizar apenas uma divulgação nestes canais, abuse da criatividade e durante todo o período da campanha do programa faça inserções nestas mídias.

Jéferson Rasche é sócio-fundador da ADMi9 Gestão Inovativa, que atua com foco nas regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Para maiores informações, acesse: www.admi9.com.br.

Post originalmente publicado no Portal Informe dos Vales.

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