escritorio

Como reduzir os riscos de um projeto inovador e aprender com os erros

Por

Rafaela Sanzi

dia de de

Muitas pessoas ao ouvirem a palavra inovação pensam logo em alto risco e alto investimento, ou seja, pensam que poderão perder muito dinheiro. Esta é uma ideia errada que se tem sobre inovação.

Quanto maior o grau de novidade de uma ideia/ projeto, maior o grau de incerteza, isso é verdade. Porém, só existe RISCO em cenários em que o futuro é imprevisível. Nós podemos aumentar a previsibilidade e reduzir os riscos de um projeto inovador a medida que realizamos pequenos testes e aprendemos com eles. A Innoscience desenvolveu um passo-a-passo com um conjunto de ferramentas chamado de Learning Plan que te auxilia a passar pela fase de experimentação com pouco investimento e aumentando radicalmente as chances de sucesso no lançamento.

O que é o Learning Plan? É a ferramenta que prepara a ideia para o experimento, mapeia todas as incertezas que deverão ser testadas antes da implementação. Originalmente tem 9 passos:

learning plan

Learning Plan – Fonte: Innoscience.

Passos 1 e 2. Descrição da ideia. Checamos se a ideia tem uma proposta de valor adequada aos anseios do usuário e descrevemos a ideia no Business Model Canvas.

Passos 3, 4 e 5. Estruturação e Desenho. Mapeamos todas as incertezas associadas à ideia, classificamos e priorizamos quais incertezas tem maior impacto que escolhemos um método de experimento.

Passos 6 e 7. Execução dos experimentos. Montamos Planos de Ação para executar os testes, definindo ações, prazos, indicadores, custos, responsáveis. Durante a execução realizamos sprints usando Scrum Board para agilizar e controlar as ações.

Passos 9 e 10. Avaliação e Aprendizagem. Análise dos resultados dos experimentos e correção de rumo da ideia no Business Model Canvas.

Aprenda os 9 passos do Learning Plan no curso Innovation Experience, edição 2017.

InnoEx_Face_01