duvidas inovação

Série: Dúvidas frequentes de inovação (2)

Por

Rafaela Sanzi

dia de de

Este é o segundo post da SÉRIE DÚVIDAS FREQUENTES DE INOVAÇÃO, onde vou abordar algumas questões que profissionais interessados em inovação já me fizeram. As dúvidas deles podem ser as suas. Para ver o primeiro post, clique aqui

Faça comentários sobre a relevância destas questões para você e sugira novas questões para serem abordadas nos próximos posts da SÉRIE.

Neste post vamos tratar sobre a identificação de oportunidades:

Marcas inovadoras disruptivas atuam nas vulnerabilidades de mercado, hackeam mercado, desafiam negócios tradicionais… existe algum caminho para identificar essas oportunidades?

Claro, existe. Sempre existiu na teoria do marketing a máxima da pesquisa para investigação das necessidades dos clientes, mas isso pouco foi levado a sério pelas empresas. Essa mesma semente do marketing renasce no campo de estudo da inovação principalmente por influência do design que coloca o usuário no centro do processo de criação. A inovação incorpora métodos de Design Estratégico.

Entretanto, diferente do marketing, em inovação não se pode criar nada antes de fazer o que chamamos de IDA A CAMPO. Na ida a campo nós vamos investigar o consumidor, NÃO se ele gosta da minha IDEIA e o que ele acha que poderia melhorar, mas vamos investigar os seus hábitos reais, suas rotinas, suas dores e os problemas que ele quer resolver. A partir da ida a campo nós elaboramos INSIGHTS, os JOBs TO BE DONE e daí que são identificadas as oportunidades que serão o insumo principal da geração de ideias.

Em suma, as principais oportunidades de inovação disruptiva não estão tão acessíveis a primeira vista, por isso quando encontradas acabam se revelando minas de ouro. Para serem encontradas elas nos exigem uma série de técnicas de ida a campo (entre elas estão a Observação, Entrevista e Desk research) para capturar informações, ferramentas para analisá-las (como Mapa de Empatia e Personas, por exemplo) e transformá-las em oportunidades.

Identificação de oportunidades é um dos temas do Curso Innovation Experience. Saiba mais

No próximo post da SERIE vamos falar sobre Cocriação na inovação.