Steve Jobs estaria fazendo 60 anos

Por

Innoscience

dia de de

Se estivesse vivo, Steve Jobs estaria hoje completando 60 anos (24/02/2015). Poucas pessoas no mundo tem seu nome associado à inovação como ele. Quando ainda vivo representava um executivo misterioso que desafiava a forma como as coisas eram feitas. Depois de falecido entrou para história como um dos maiores inovadores do mundo dos negócios.

Sob a batuta de Steve Jobs a Apple conseguiu estabelecer um fluxo contínuo de inovação, deixando uma marca incontestável no mundo da tecnologia. Podemos citar pelo menos três grandes inovações: o primeiro computador pessoal pronto para ser utilizado pelo usuário (Apple II), a incorporação da tecnologia da interface gráfica de usuário com o mouse nos produtos no Macintosh e a revolução do mercado da música que o tocador iPod e o ecossistema iTunes trouxeram.

Com sua grande capacidade de combinar ciência e arte, além de uma visão que sempre privilegiou a junção de software e hardware, pelo menos seis diferentes setores sofreram o impacto do trabalho de Jobs: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. Hoje as pessoas trabalham, comunicam e divertem-se de forma distinta por influência do trabalho dele.

É difícil dizer o que teria acontecido com a Apple se estivesse vivo até hoje mas até hoje seu trabalho impacta os rumos da empresa. Por exemplo, desde sua morte 141 patentes foram concedidas em seu nome, sendo que muitas delas de tecnologias que ainda serão utilizadas pela empresa no futuro. Ele dizia que nunca trabalhava exclusivamente pelo dinheiro mas sua motivação era fazer contribuições para o avanço da humanidade. Depois da morte por câncer em outubro de 2011, com apenas 56 anos, pode-se dizer que ele cumpriu sua missão.

Felipe Ost Scherer

rp_01.jpg