Três técnicas imperdíveis para ter novas ideias – parte III – Os Lead Users

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Nos posts anteriores, apresentei o Job to be Done como ferramenta para ter novas ideias. Destaquei que a inovação pode ser aprendida e que se envolver, observar e conversar com os clientes é a melhor forma de entender o problema desse consumidor. Viver a realidade de seus atuais clientes tem sido um dos mantras dos marqueteiros nos últimos anos. A terceira parte desse post trata de um público bastante específico para você aproveitar na busca por insights: os lead users.

Lead users são consumidores que adaptam, modificam e transformam a oferta de uma determinada empresa para seu benefício pessoal sem objetivo comercial.
O termo foi cunhado pelo prof. Eric von Hippel, do MIT, sob a seguinte definição:
• Lead users enfrentam necessidades bem antes do que o mercado.
• Lead users são predispostos a se beneficiar enquanto consumidores a partir do desenvolvimento da solução para si próprio.

Para ler o artigo completo publicado no Blog Mundo dos Negócios clique aqui.

Abraços

Maximiliano Carlomagno

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